16 agosto 2009

Feira Medieval de Silves

Mestre Karbibi Mulaihafit
Este post é dedicado especialmente ao Senhor Karbibi Mulaihafit, um Mestre Artesão natural de Marrakeche - Marrocos.
Durante a minha visita à Feira Medieval de Silves descobri a sua tenda e perguntei-lhe se o podia fotografar e ele deu-me o seu consentimento.
Mostrou grande satisfação em ver o seu trabalho apreciado, uma vez que um dos objectivos do Mestre Karbibi Mulaihafit é a divulgação dos métodos tradicionais centenários na criação de peças ancestrais em madeiras nobres, como por exemplo, a raiz de cedro do Líbano.
Representante da cultura Berber que tem origens milenares, oferecia um pedaço da sua destreza na utilização de utensílios herdados do seu avô, que já era Mestre Artesão. Começou a trabalhar aos 6 anos de idade, nos últimos 46 anos divulgou o seu trabalho em vários continentes, em Portugal foi a 2ª vez que expôs a sua Arte.

















Amuleto da Sorte do povo Berber

A parte redonda representa a terra, o aro do centro representa o ar (atmosfera), os aros colados representam a natureza, é feita segundo o Meste Karbibi Mulaihafit, com as mãos, com os pés, com a cabeça e o coração, não é vendida mas sim oferecida como amuleto de Boa Sorte.














Sem comentários:

Enviar um comentário